GT Nacional de História Cultural



Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural   

  

  

  



Revista Fenix


Comitê científico
  Rosangela Patriota  

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), em História pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1995). É Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade do CNPq – Nível 1D, cujos trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. Desde 2009, assumiu a coordenação do Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Juntamente com Chiara Vangelista,  coordena Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Università Degli Studi di Genova (Itália). É pesquisadora associada do EFISAL – Equipe Fonctions Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures (CNRS). É uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC). É uma das diretoras da coleção Teatro (Hucitec) e da série A História Invade a Cena (Hucitec). Integra o Conselho Editorial do selo História da Editora Fino Traço (antiga Argvmentvm). Integra o Comitê Científico da coleção America Latina Storia e Cultura [CISU, Roma]. É uma das editoras do periódico científico Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN - 1807-6971). Divide com Alcides Freire Ramos a coordenação editorial de Edições Verona (São Paulo). Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados nacionais [História (São Paulo – SP), Cultura Vozes (Petrópolis – RJ), Revista de História - UFOP (Mariana – MG), História & Perspectivas (Uberlândia – MG), Estudos de História (Franca – SP), ArtCultura (Uberlândia – MG), OPSIS (Catalão – GO), Humanidades(Brasília), Revista do Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte – MG), Revista USP (São Paulo – SP), Baleia na Rede (UNESP - Marília) e Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (Uberlândia – MG)], bem como em periódicos especializados internacionais [Ometeca (Corrales, Novo México - EUA), Nuevo Mundo-Mundos Nuevos (Paris - França), Naveg@merica (Murcia - Espanha) e Confluenze (Bologna - Itália). Publicou também vários capítulos de livros. Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009] e no Léxico de Pedagogia do Teatro [Perspectiva, 2015]. É autora de Vianinha – um dramaturgo no coração de seu tempo (São Paulo: Hucitec, 1999); de A Crítica de um Teatro Crítico (São Paulo: Perspectiva, 2007) e História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente (São Paulo: Edições Verona, 2013, e-book). Em coautoria com Jacó Guinsburg escreveu o livro Teatro Brasileiro: Ideias de uma História (São Paulo: Perspectiva, 2012), assinou o capítulo introdutório da edição fac-simile da Revista Dramática [São Paulo: EDUSP, 2007], além do texto Weaving the Narrative of the Construction of the History of Brazilian Theater in the 1970s, dentre outras realizações. Organizou o livro J. Guinsburg, A Cena em Aula: Itinerários de um Professor em Devir (São Paulo: Edusp, 2009). Organizou diversas coletâneas, dentre as quais se destacam: História e Cultura: espaços plurais (Uberlândia: Asppectus, 2002), A História Invade a Cena (São Paulo: Hucitec, 2008); Imagens na História (São Paulo: Hucitec, 2008); Olhares sobre a História (São Paulo: Hucitec, 2010); Criações Artísticas, Representações da História (São Paulo/Goiânia: Hucitec/PUC-GO, 2010); Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Belo Horizonte: Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais (São Paulo: Hucitec, 2012); Circularidades Políticas e Culturais: percursos investigativos (São Paulo: Hucitec, 2012); Temas de História Cultural (São Paulo: Hucitec, 2012); Narrativas Ficcionais e Escrita da História (São Paulo: Hucitec, 2013); Escritas da História: Ver – Sentir – Narrar (São Paulo: Hucitec: 2014) e Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras - Linguagens - Cidadania (São Paulo: Edições Verona, 2015, e-book). Até o momento, orientou 29 dissertações de mestrado, 09 teses de doutorado, 54 iniciações científicas, 57 trabalhos de conclusão de curso, além de 21 orientações de outra natureza. Estão em andamento 02 trabalhos de conclusão de graduação, 03 iniciações científicas, 06 teses de doutorado, 01 dissertações de mestrado e 02 supervisões de Pós-Doutoramento.

LINK PARA O CURRICULUM LATTES:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4


Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural  |  Todos os direitos reservados.