GT Nacional de História Cultural



Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural   

  

  

  



Revista Fenix


Anais do X Simpósio de História Cultural

A CULTURA MATERIAL NAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS: OS LIVROS DO APRENDIZ MARINHEIRO (1889-1906)
Shairany Arias Palombo Sonntag
Azemar dos Santos Soares Junior
A FIGURA DO GAÚCHO NA LITERATURA: CRÍTICA SOCIAL E ESCRITA POLÍTICA
Lucas do Nascimento Rodrigues
A JUVENTUDE URBANA COMO UM CORPO RIZOMÁTICO: SENSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS (1980-1990)
Lilia Maria da Silva Santos
Kacia Mikaela de Sousa
Bruna Maria Batista Pereira
A LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROBLEMÁTICA COMUM AOS ESPECIALISTAS E DILETANTES DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Thales Biguinatti Carias
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO: A CRÍTICA SOCIAL NAS LETRAS DE CHICO BUARQUE
Maite Di Risio Martinez Gobbi
A POLIFONIA DAS PEÇAS DO SÉCULO XIX NO BRASIL ATRAVÉS DAS PERSONAGENS-TIPO FEMININAS
Julia Lanzarini
UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE MÁRCIA RACHID EM SENTENÇA DE VIDA
Eulina Souto Dias
Azemar dos Santos Soares Júnior
A PRÁTICA DE CURA NO SEMIÁRIDO: O USO DO MANDACARU NAS EXPERIÊNCIAS MEDICINAIS DOS HABITANTES DA COMUNIDADE MOITA DE BOQUEIRÃO-PB (2008-2021)
José Carlos Silva
Iranilson Buriti De Oliveira
A PUBLICIDADE E SUAS REPRESENTAÇÕES: O CORPO FEMININO COMO OBJETO VISUAL
Tamires Raiane Conceição dos Santos
Taynara Ramires Conceição dos Santos
A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES DE GOIÁS (IPMS/GO) (1964-1985)
Manuela Cerqueira Martins
A UFRJ E O 7 DE SETEMBRO: OS USOS POLÍTICOS DO PASSADO
Andréa Cristina de Barros Queiroz
ANCESTRALIDADE E INSUBMISSÃO NO HIP HOP: UM ESTUDO DO ÁLBUM “LADRÃO" (2019) DE DJONGA
Maria Eduarda Durães Martins
AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E RESISTÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA ALDEIA POÇO DANTAS DE UMARI, CRATO - CE, QUE CONTRIBUEM PARA CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA
Ana Roberta Duarte Piancó
Azemar dos Santos Soares Júnior
AS REPRESENTAÇÕES DO FASCISMO NA IMPRENSA CATÓLICA PELO JORNAL A CRUZ (1922-1930)
Letícia dos Santos Araújo Oliveira
CIRANDAS DO AMAZONAS: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES CULTURAIS DOS POVOS AMAZÔNIDAS
Jean Batista da Cunha
Patrícia Zaczuk Bassinello
CRIAÇÕES SUPEROITISTAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO DURANTE A DITADURA MILITAR (1973-1983)
Gabriel Bandeira Alexandre
DO ANALÓGICO AO VIRTUAL: MEMÓRIAS DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI
Julio Corcino Rodrigues Mota Junior
Samara Mendes Araújo Silva
DO MANIFESTO ANTROPÓFAGO AO MANIFESTO DA ANTROPOFAGIA PERIFÉRICA: TRITURAÇÕES, DEGLUTIÇÕES E REGURGITAÇÕES
Felippe Nildo Oliveira de Lima
EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR PARA A CRIATIVIDADE: UM PROGRAMA EDUCATIVO PARA LOBINHOS DA UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL (1986)
Iury Gabriel Amorim de Araújo
ENTRE AMOR E FÚRIA: MEMÓRIA E VIOLÊNCIA EM UMA ANIMAÇÃO BRASILEIRA
Lucas Campos da Silva
ENTRE O BRANCO E O PRETO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O (NÃO) LUGAR DO MESTIÇO A PARTIR DE ALUÍSIO DE AZEVEDO
Micheli Longo Dorigan
ESCRITAS DO TEMPO SOBRE IMAGENS DA MEMÓRIA: SENTIDOS DA CRÍTICA CULTURAL BRASILEIRA EM NARRATIVAS DE HISTÓRIA E FICÇÕES ENTRELAÇADAS
Priscilla Gershon
EXPOSIÇÃO “JATAHY: HISTÓRIAS PRA CONTAR” E A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA ÚNICA (1995 - 2015)
Michael Douglas dos Santos
FRONTEIRAS, COMBATES E DESLOCAMENTOS NA AMAZÔNIA MARANHENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1960-1980
Irisnete Santos de Melo
HISTÓRIA E CULTURA NAS ESCOLAS, NAS PRISÕES E NAS ESCOLAS DAS PRISÕES: ENSAIO DE PEDAGOGIA CARCERÁRIA NO PRESÍDIO DO SERROTÃO
Helmano de Andrade Ramo
Antônio Lino Ramos Neto
HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA HISTÓRICA NAS NARRATIVAS CARNAVALESCAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO NO CARNAVAL DOS “500 ANOS DO BRASIL”
Fábio Rodrigues de Almeida
IMPRESSOS E A CIRCULAÇÃO DE IMAGINÁRIOS: A BELLE ÉPOQUE NO QUARTEIRÃO DO TAMANDUÁ
Antonio Roberto de Oliveira
INTELECTUAIS ANTI-TV – A CRÍTICA À DIAS GOMES NA REVISTA MOVIMENTO
Iza Debohra Godoi Sepúlveda
INTERVENÇÕES URBANAS E IMPRENSA: O JORNAL A SERRA COMO FONTE E AGENTE HISTÓRICO EM SANTA ROSA/RS (1930-1950)
Maira Eveline Schmitz
LOUCOS, EPILÉTICOS, DOENTES MENTAIS: A CONSTRUÇÃO DO CORPO DOENTE DE EPILEPSIA COMO TERRITÓRIO DE PODER
Maria Gorete Olímpio dos Santos
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO NO FILME PAULA, A HISTÓRIA DE UMA SUBVERSIVA (FRANCISCO RAMALHO JR., 1980)
Pedro P. Silva
MEMÓRIAS SUBMERSAS: BARRAGEM ARGEMIRO FIGUEIREDO E AS RELAÇÕES OCORRIDAS ENTRE A ESCOLARIZAÇÃO EM PEDRO VELHO/PARAIBA (2002-2004)
Maria Emília Andrade de Medeiros
Vivian Galdino De Andrade
MOVIMENTOS DE MODIFICAR-SE: BREVE REFLEXÃO SOBRE A RECENTE PRODUÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA A PARTIR DO PRÊMIO PIPA
Sanzia Pinheiro Barbosa
Azemar Soares dos Santos Júnior
O BRASIL NOS TEMPOS DO IMPERADOR”: AS RELAÇÕES ENTRE FICÇÃO, REPRESENTAÇÃO E DISCURSO NAS PERFORMANCES DO PASSADO PRESENTES NA TELENOVELA BRASILEIRA
Vitória Diniz De Souza
O CINEMA MARGINAL EM SEM ESSA, ARANHA (1970) DE ROGÉRIO SGANZERLA
Roberto de Paula Junqueira Netto
O COLÉGIO ALFREDO DANTAS, OS DISCURSOS EDUCACIONAIS E A REDE DE SOCIABILIDADES EM CAMPINA GRANDE/PB (1931-1975)
Maria Letícia Costa Vieira
Vivian Galdino De Andrade
O CONCEITO DE ARTE-GUERRILHA DE ACORDO COM FREDERICO MORAIS
Tamara Silva Chagas
O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO: A SUBVERSÃO FEMININA DA ORDEM SOCIAL SOB AS LENTES DO EROTISMO
Victória Benevenuto Parisi
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PERIÓDICO IMPRESSO EM FONTE DE PESQUISA
Dayane Cristina Guarnieri
“OBSCURA TRADIÇÃO CULTURAL” – REPRESENTAÇÕES SOBRE OS INDÍGENAS NA OBRA CAPITANIA D’EL REY (1964)
Pâmela Cristina de Lima
OBSTÁCULOS FÍSICOS E SOCIAIS ENFRENTADOS POR MULHERES BRASILEIRAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADEO
Raquel De Assis Russo
ORESTES BARBOSA, AUTOR DE SALOMÉ
Lucas Assis de Oliveira
PARA UMA IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO SENSÍVEL NA RELIGIÃO: PARALELO GERAL ENTRE A HISTÓRIA DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E OS ACONTECIMENTOS EM SÃO PAULO OU NO BRASIL
Bardekc Marcela Pacheco Orozco
POR UMA HISTÓRIA ORAL QUE ATRAVESSA TRAJETÓRIAS: A FORÇA DA MÚSICA E DO CINEMA NA VIDA DE ELISAFAN RODRIGUES
Leopoldo De Macedo Barbosa
PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DO RIO DE JANEIRO: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS (1975-1985)
Dayene de Souza Nascimento
“SE N. SRA. APARECIDA É A PADROEIRA DO BRASIL E É NEGRA, POR QUE NÓS NÃO PODEREMOS ELEGER O DR. ALBUÍNO?”: DA CAMPANHA ELEITORAL PARA O GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1989- 1991)
Filipe Savelli Pereira
João Paulo dos Santos de Souza
UM DIÁLOGO SOBRE O HIBRIDISMO CULTURAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
Camila de Meirelles Landi
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO QUE OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO TÊM EM RELAÇÃO AO RACISMO NO AMBIENTE LABORAL
Sandra da Silva Costa
Miguel Rodrigues de Sousa Neto
UM OLHAR DECOLONIAL PARA VIDA E OBRA DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
Ludmyla Laurentino da Silva
UM SENTIMENTO ANTAGÔNICO DO CONTO UM DOMINGO NO POMAR DO TIO HERCH DE BERNARDO KUCINSK
Fernanda Amélia Leal Borges Duarte
UMA CARTOLA NA SENEGÂMBIA: A CASAMENTEIRA CONTRAPROPOSTA DA POESIA PAU-BRASIL AO INADEQUADO E CONSTRANGEDOR DA CULTURA NACIONAL
Zandélli Lira Cruvinel
UMA POLÊMICA EM TORNO DA ‘REVISTA DE ANTROPOFAGIA’: A QUESTÃO DAS FASES DO MODERNISMO E A PRODUÇÃO INTELECTUAL EM REVISTA
Alfredo de J. Flores
Letícia Pereira Pimenta
USOS DO PASSADO NAS COMEMORAÇÕES DO ISEPAM: ENTRE O ENQUADRAMENTO E A MANIPULAÇÃO DE MEMÓRIA
Laís Pessanha Simão
“VAMOS MUDAR O BRASIL”: MAGNÍFICA 70 E A REPRESENTAÇÃO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA
Isabella Ferreira Luiz
VERSUS: PERCURSOS CULTURAIS, POLÍTICOS E PARTIDÁRIOS DE UM JORNAL ALTERNATIVO (1975-1979)
Vinicius Sales Barbosa
A “GYMNASTICA SUECA” NA FORMAÇÃO DOS APRENDIZES MARINHEIROS PARAIBANOS NO INÍCIO DO VIGÉSIMO
Chrislaine Thuany Vieira Ferreira
Azemar dos Santos Soares Júnior
"INICIATIVAS ILLUSTRES, REPLETAS DE ESTYLO E ADMIRÁVEL ORDEM": AS FESTIVIDADES NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAÍBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Luiz Felipe Soares de Lima 
Azemar dos Santos Soares Júnior

Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural  |  Todos os direitos reservados.